Acredite nos seus sonhos, mesmo que pareçam loucos!

Dayse Bispo Silva
2 min readNov 16, 2022

🇧🇷

Para quem não sabe, em 2019 eu voltei a estudar francês, começou como uma brincadeira e logo eu fui gostando. Fazia tempo que eu não “aprendia algo novo”. Foi interessantíssimo me perceber acessando um lado da minha mente que parecia estar meio adormecido.

As aulas de francês são um momento divertido, não tinha pensado até então em fazer nada com isso, a não ser o ato de falar. É claro que lá no fundo bate (ainda) aquela vontade de ler Deleuze, Guattari, Foucault, Lourau no original, porque não né? Um dia, quem sabe…

De qualquer forma, começando a me envolver com a IAPG (Associação Internacional de Terapia de Grupo e Processos Grupais) comecei a me perguntar “Tem Psicodrama na França?” “E outros países francofônicos?” “Será que eu encontro algum curso para fazer enquanto estiver na Europa?”.

Juro, na mesma semana que comecei a me perguntar isso, vi na lista de e-mail de discussão da IAGP uma Psicodramatista francesa!! (conexão wi-fi com Universo). Pedi ajuda ao meu professor e abri um diálogo com ela.

Carolina Becerril-Maillefert, psicóloga, psicanalista e psicodramatista. Franco-mexicana com formação na França, México, Estados Unidos e Argentina. Possui um espaço chamado “CEPSY Moreno” que propõe formações, oficinas e grupos de psicodrama e criou a SFPS (Sociedade Francesa de Psicodrama e Sociometria). Ela gentilmente me respondeu, me indicou o livro dela que a Thai conseguiu trazer (o frete era mais caro que o livro em si) e abrimos um diálogo bem legal.

Infelizmente ela não foi para o Congresso da IAGP e o centro estava saindo de Paris para Nice. Mas conseguimos nos conhecer pessoalmente em Paris e com ela consegui realizar algo muito especial para mim: almoçamos juntas e passamos 2 horas e meia conversando em francês. Muito gentilmente ela disse “você está aprendendo, eu falo devagar e lhe ajudo nas palavras que você não souber” ❤ Posso falar? Foi emocionante!!

Ainda sigo sem ter destino certo para o francês na minha vida, mas achei especial demais esse momento e gostaria de compartilhar isso aqui não só para apresentar a Carolina, como também para compartilhar que é possível realizar nossos sonhos, mesmo que eles nos pareçam bobos. O importante para mim é que seja um caminho leve e divertido. Cada um de nós tem essa potência dentro de nós. Acredite na sua potência!!!

--

--

Dayse Bispo Silva

Psychologist (CRP06/97946), PhD Social Psychology, Life Coach and Professor at PUC-SP