Dayse Bispo Silva
2 min readMay 30, 2022

--

🇧🇷Sei que estou um pouco ausente aqui nas postagens, mas é que muito está acontecendo e (talvez) agora eu esteja conseguindo compartilhar mais com vocês alguns projetos que estão rolando.

No início do ano fui convidada a compor como psicóloga/professora na Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC-SP. O convite veio com a proposta de montar um grupo na clínica, com total liberdade de criação.

Quem me segue aqui já percebe que eu venho falando desse lugar do autocuidado e, mais recentemente, querendo trabalhar mais com mulheres neste campo grupal. Fiz uma experimentação com a proposta da Mentoria de Cocriação Terapêutica e este era o momento de retomar esse desejo com uma mudança de setting bem claro: numa clínica que realiza atendimento social gratuito. Não tinha como ser diferente, meu desejo transitava na realização de um Grupo com Mulheres.

Interessante pensar nesse processo, porque no nosso modo de subjetividade capitalista, o imediatismo me imperava e ansiedade ia dando suas caras e eu sentia que precisava focar nisso, pela importância e compromisso que tenho com o tema e o papel que começo assumir na Clínica. Montar um grupo se mostrou mais difícil do que eu imaginava: horário, o fato de ser presencial colocava na conta o transporte, localização, horário de saída… quantas variáveis.

Em algum momento decidi respirar fundo e simplesmente começar. Começamos! E com participação de uma aluna do aprimoramento da clínica — não estou só nessa. Já tem sido intenso e profundo em poucas semanas e quero pensar sobre o que temos trabalhado nas sessões, são temas tão femininos, tão contemporâneos, quero compartilhar com vocês. Com calma, responsabilidade e trazendo referências para quem se interessar no assunto — do meu jeitinho.

--

--

Dayse Bispo Silva

Psychologist (CRP06/97946), PhD Social Psychology, Life Coach and Professor at PUC-SP